Governo reforça fundo de 320 milhões para apoiar inovação
2012.05.11
Passos dá hoje o tiro de partida da semana da inovação. ‘Road show’ pretende incentivar empresas a investir e os portugueses a criar o seu emprego.
As empresas aderiram em massa aos dois últimos concursos para obter verbas comunitárias para financiar a inovação. Foram quatro mil candidaturas para 320 milhões de euros. A afluência muito superior à verificada em iniciativas anteriores leva agora o Executivo a admitir reforçar este montante.
“Recebemos no total quatro mil candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) nos dois concursos lançados em Dezembro e Fevereiro. Um número três vezes superior ao que historicamente temos recebido”, disse ao Diário Económico o secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira. “Estão em fase de avaliação e, provavelmente, vamos reforçar a dotação de 320 milhões dada a procura”, acrescentou.
Esta deverá ser uma das novidades que o Governo vai anunciar hoje quando apresentar o seu programa estratégico para o empreendedorismo e inovação (+E+I) que culminará com a tomada de posse do Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação (CNEI), um fórum de discussão presidido pelo primeiro-ministro e que visa ajudar o País a alargar a base das empresas exportadoras e inovadoras para fomentar o crescimento. Para este ano, o Executivo avança com uma contracção de 3%, de acordo como Documento de Estratégia Orçamental, mas ainda assim as exportações nacionais deverão crescer 3,4%.
Fonte: Diário Económico, link para para a notícia original aqui.