Tax News | A&A – BPI abre linha de crédito de 500 milhões para PME
2012.03.30
O BPI criou uma linha de crédito de 500 milhões de euros para PME – Linha BPI Negócios 2012. Esta linha segue-se à Linha BPI Empresas 2012, de mil milhões de euros, criada em Fevereiro e destinada a médias e grandes empresas. “É um compromisso público com o financiamento da economia portuguesa e é também do interesse do banco”, afirmou Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI.
Com o objetivo de financiar atividades de exploração e de investimento por parte das micro, pequenas e médias empresas, a Linha BPI Negócios 2012 permite enquadrar operações com maturidades até cinco anos, com taxa de juro variável, que oscila, segundo o banco, “entre um mínimo de Euribor mais 3,75% e um máximo de Euribor mais 6%, consoante o rating atribuído pelo BPI à empresa, a tipologia e maturidade da operação e o nível de produtos contratados”.
Para usufruírem desta linha de crédito, as PME têm de ser viáveis e obter uma notação de risco favorável, numa avaliação interna atribuída pelo BPI. O montante de cada operação tem um mínimo de 10 mil euros e um máximo de 500 mil euros.
Linha BPI Empresas 2012 continua
Ainda disponível, a Linha BPI Empresas 2012 tem como montante mínimo para cada operação 250 mil euros, sendo 50 milhões de euros como valor máximo, englobando diversas modalidades de crédito, desde conta-corrente, leasing imobiliário e mobiliário e factoring, entre outros. Nesta linha enquadram-se, de acordo com o banco, operações com prazos até cinco anos e a taxa de juro oscila “entre um mínimo de Euribor mais 3,75% e um máximo de Euribor mais 5%, consoante o rating atribuído pelo BPI à empresa, a tipologia e maturidade da operação e o nível de produtos contratados”.