Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

EXPORT INVESTE – Empresas exportadoras com novos apoios

No âmbito daquela que vem sendo a orientação estratégica em termos de apoios às empresas Portuguesas, foi criado um novo instrumento de apoio às empresas exportadoras nacionais.

O Export Investe, como é chamado, tem uma dotação global de 275 milhões de euros que se distribuem da seguinte forma:

  • Uma Linha de Seguro de Créditos, no valor de 200 milhões de euros;
  • Uma Linha de Crédito de 75 milhões de euros.

Segundo o website do IAPMEI, a Linha de Seguro de Créditos – designada OCDE III – “permitirá às empresas exportadoras o acesso a operações de seguro de créditos específicos, de curto prazo (até 2 anos), visando a cobertura dos riscos de crédito e, igualmente, de fabrico”, e estará em vigor até final de 2011. A sua operacionalização efectuar-se-á em parceria com as Seguradores de Crédito em Portugal e “implicará um envolvimento público, em garantias, de até 150 milhões de euros”.

A Linha de Crédito, por sua vez, financiará a produção de produtos e equipamentos com ciclos de fabrico de até 18 meses, destinados à exportação, e será operacionalizada através de parcerias com a Banca, adianta o IPAMEI. No mesmo website é ainda possível ler que “os créditos a conceder ao abrigo deste instrumento, com limite de € 500 mil por operação, e 4 operações em simultâneo por empresa, beneficiarão de garantias do Sistema Nacional de Garantia Mútua de até 50%, podendo ser amortizados até 5 anos e beneficiar de uma taxa de juro competitiva face às actuais condições de mercado”.

O Export Investe apresenta-se, assim, como uma excelente ferramenta para a concretização da internacionalização e/ou exportação das empresas portuguesas, na medida em que permite o desconto junto da banca das encomendas firmes efectuadas por clientes estrangeiros às empresas nacionais que tenham ciclos longos de produção e facturação, designadamente no sector dos moldes, máquinas e equipamentos, software, entre outros.

Fonte: IAPMEI