Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Governo anuncia e banca confirma: crédito para empresas exportadoras

No seu discurso de abertura do Congresso das Exportações, decorrido a 8 de Fevereiro, em Sta. Maria da Feira, José Sócrates fez questão de reafirmar o forte empenho do Governo na promoção e no apoio às exportações portuguesas.

Confirmando a sua total confiança nesta linha de orientação estratégica, o primeiro-ministro anunciou uma verba de 275 milhões de euros destinada a linhas de crédito e seguros de crédito para apoiar as empresas exportadoras, tendo igualmente deixado no ar a possibilidade de mais incentivos financeiros, através do QREN.

Também as intervenções dos representantes da CGD e do BPI foram concordantes com o discurso de José Sócrates, na medida em que prometeram concentrar o crédito no apoio às empresas exportadoras, como noticia a edição online do Diário Económico. Ambas as instituições bancárias concordaram que, num cenário em que o acesso ao crédito é cada vez mais condicionado e limitado, a prioridade tem que ser dada às exportações, “acompanhando de perto aquilo que é a mais recente proposta do Governo para fazer face, por um lado, ao período de recessão induzido pelos mecanismos de controlo do défice e, por outro lado, pelo mau momento de outras variáveis de crescimento – como os investimentos (público e privado) e o consumo interno”, pode ler-se na página do Diário Económico.

Fonte: Diário Económico