Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Sócrates anuncia nova linha de crédito de 700 milhões (act.)

O Estado vai lançar mais uma linha de crédito, no valor de 700 milhões de euros, destinada a empresas que tenham recorrido a fundos comunitários e que enfrentem dificuldades no acesso ao crédito e na concretização dos projectos, anunciou esta manhã o primeiro-ministro.

“Trata-se de criar condições para ultrapassar um dos mais graves bloqueios da concretização à execução do QREN”, afirmou José Sócrates, no Parlamento, referindo-se às dificuldades no acesso ao crédito. A linha destina-se a 3.100 empresas com projectos de investimento superiores a 3400 milhões de euros que deverão gerar 9.700 postos de trabalho.

No âmbito dos fundos comunitários, o Estado vai ainda dedicar um investimento adicional de 100 milhões de euros para requalificação das escolas do 2º e do 3º ciclo.

O primeiro-ministro afirmou ainda que o Governo vai lançar dois novos concursos no âmbito do QREN para financiar projectos de internacionalização de empresas e de investigação e desenvolvimento, no valor global de 150 milhões de euros.

A taxa de execução do QREN está a dominar o debate, com o primeiro-ministro a afirmar que é das mais altas da UE e a oposição a afirmar que está abaixo do previsto. José sócrates afirmou que os montantes efectivamente pagos relativos a acções efectivamente concluídas deverão atingir, no final de Junho, mais de 3.200 milhões de euros.

in Jornal de Negócios

Mais notícias aqui