Portugal lidera Zona Euro na indústria
Portugal registou o maior crescimento da Zona Euro nas novas encomendas à indústria em Abril, ao crescer 7,7% face a Março.
Segundo os dados divulgados ontem pelo Eurostat, no conjunto dos 27 países da União Europeia (UE), Portugal é o segundo país que mais aumentou as novas encomendas à indústria (mais 7,7%), a seguir à Hungria (mais 11%).
No total da Zona Euro, as novas encomendas à indústria cresceram 0,9% em Abril face a Março, enquanto na UE/27 diminuíram 0,2%, segundo o gabinete de estatística da União.
Em termos homólogos, quando se compara Abril com o mesmo mês do ano anterior, as novas encomendas à indústria cresceram 22,1% na Zona Euro e 21,8% na União Europeia.
Em Portugal o crescimento homólogo em Abril foi de 17,1%.
A queda de 7,7% do euro face ao dólar apurada nos últimos três meses está a tornar as exportações europeias mais competitivas numa altura em que a retoma global, impulsionada pelas economias asiáticas, se está a reforçar. No entanto, a produção industrial na Europa abrandou em Junho após a crise da dívida grega ter penalizado o outlook sobre a economia.
“O forte enquadramento global e a queda do euro deverão beneficiar a economia”, comentou à Bloomberg Nick Kounis, economista-chefe para a Europa no Fortis Bank em Amesterdão. “Esperamos assistir a um crescimento moderado nos trimestres seguintes após o que será provavelmente um forte resultado no segundo trimestre”, acrescentou.
De acordo com o Eurostat, as encomendas de bens intermédios cresceram 1,7% na Zona Euro em Abril face a Março, e as de bens de capital recuaram 0,9%.
in OJE
Mais notícias aqui