Economia portuguesa reforçou recuperação em Abril
A actividade económica em Portugal voltou a crescer em Abril, reforçando o movimento de recuperação que está a registar desde Agosto do ano passado, refere o relatório hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com o INE, o indicador que mede a actividade económica em Portugal registou um crescimento de 0,6% em Abril deste ano, face ao mesmo mês de 2009.
Este crescimento mostra que a economia portuguesa tem recuperado todos os meses desde Agosto do ano passado e que em Abril esse movimento de recuperação foi reforçado. Em Março o índice tinha crescido 0,1%, no primeiro mês em terreno positivo desde que a economia portuguesa entrou em recessão.
O relatório do Banco de Portugal, divulgado na sexta-feira, já mostrava que a economia portuguesa continua em recuperação, depois de no primeiro o PIB ter crescido 1,8% em termos homólogos, o crescimento mais elevado entre os países da Zona Euro.
Na síntese económica de conjuntura, hoje divulgada pelo INE, são revelados outros indicadores, já conhecidos. O indicador de clima económico, disponível até Maio, aumentou nos últimos três meses, retomando o perfil ascendente iniciado em Maio de 2009.
Já o indicador de consumo privado voltou a aumentar em Abril, “atingindo o valor mais elevado desde Março de 2000, em resultado do contributo positivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro”, salienta o INE.
Mais notícias aqui