Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Portugal mantém inflação homóloga inferior à da UE em Maio

A taxa de inflação na economia portuguesa manteve-se, em Maio, abaixo do valor médio verificado na Zona Euro e no conjunto da UE27, segundo dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira.
A taxa de variação homóloga situou-se em 1,1% na economia portuguesa, enquanto a área euro (EA no acrónimo inglês) registou um valor de 1,6% calculado em função do critério harmonizado (IHPC) e a situar-se uma décima acima do valor calculado para Abril.

Na UE27, o indicador estabilizou nos 2%, valor que coincide com o limite definido pelo BCE para a estabilidade dos preços.

Em base mensal, de acordo co mo gabinete europeu de estatística, o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) teve variação de 0,1, observando-se um incremento de 0,2% em Portugal.

Na média dos últimos 12 meses, o indicador registou aumento de 0,5% na Zona Euro, verificando queda em Portugal (-0,5% e a corresponder ao quarto valor mais baixo no conjunto da UE27).

No conjunto da EA, as componentes que mais contribuíram para a evolução da inflação foram os transportes, cujos preços subiram 5,5%, seguidos do álcool e tabaco (+4,4%).

in Diário Digital