Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Energia solar cria quase 2 mil novos empregos

O projecto está relacionado com a energia solar e vai criar 1.900 postos de trabalho. Está tudo pronto, e assinado, para levar avante o protocolo de cooperação na área da formação entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a empresa RPP Solar. Abrantes vai poder contar com um Projecto Integrado de Energia Solar (PIES).

A ideia é estabelecer as bases de cooperação em termos de recrutamento e formação dos quase 2 mil trabalhadores a contratar, «com formação profissional à medida». A parceria prevê ainda um consenso quanto à utilização das medidas governamentais de apoio ao emprego, «enquanto instrumentos de suporte à criação de emprego e ao combate ao desemprego».

Com recrutamento de base local e regional, a RPP Solar vai receber 128 milhões de euros de incentivos, ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Do total, 58 milhões são incentivos financeiros e os restantes 70 milhões incentivos fiscais.

Para já vão ser contratados 670 colaboradores. Mas como a iniciativa conta com cinco fases, duas em 2010, outras duas no próximo ano e a última em 2012, serão admitidos, no total, 1.900 trabalhadores. A última fase conta com um investimento de 400 milhões de euros.

(…)

in Agência Financeira