Comércio não reflectirá aumentos do IVA
O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, afirmou ontem, quarta-feira, acreditar que o aumento do IVA será absorvido pelas principais cadeias de distribuição e não se reflectirá nos preços ao consumidor.
“Dado que estamos só com uma subida de um por cento [a partir de 1 de Julho, no âmbito das medidas de austeridade anunciadas pelo Governo], acredito que em alguns grandes espaços os empresários possam amortecer esse aumento e incorporá-lo na sua estrutura dos custos, não tendo reflexos sobre os consumidores”, afirmou Serrasqueiro, citado pela agência Lusa.
Segundo o secretário de Estado, tem havido “referências públicas de alguns grandes espaços que não estão a pensar em fazer repercutir ao nível do consumidor” o aumento desse imposto.
“Daí a estratégia de fazer aumentos só de um ponto percentual nos diversos escalões, sem incidências mais fortes em nenhum deles, porque com um aumento tão pequeno há muitos espaços que preferem, nestas situações difíceis, não o transferir para os consumidores”, acrescentou. Fernando Serrasqueiro falava à Lusa à margem da inauguração da loja Vista Alegre Atlantis, em Madrid.