Portugal exporta mais energia pela 1ª vez
A balança comercial de energia eléctrica foi “pela primeira vez positiva” nos primeiros cinco meses do ano, o que “é um fortíssimo indicador de tendência”, disse à Lusa o secretário de Estado da Energia e da Inovação.
De acordo os dados recolhidos pela REN – Redes Energéticas Nacionais relativos ao balanço energético de Janeiro a Maio, “Portugal importou 946 GWh e exportou 982 GWh”, o que resulta num saldo positivo de 36 GWh, quando no mesmo período de 2009 Portugal tinha um saldo negativo de 2.127 GWh.
Em declarações à Lusa, Carlos Zorrinho afirmou que “pela primeira vez Portugal tem um saldo exportador de energia eléctrica”, o que, defendeu, “é resultado de uma aposta muito forte nas energias renováveis”.
Para o secretário de Estado, “é um fortíssimo indicador de tendência”, mas, admitiu, “depende muito das condições climáticas”.
Segundo o boletim mensal da REN, a inversão da balança comercial nos deveu-se a uma quebra de 61% na importação de energia eléctrica e a um crescimento de 222% nas exportações face ao período homólogo.
Entre Janeiro e Maio, as fontes de energia renováveis representaram 70% da produção eléctrica total no período.
O secretário de Estado da Energia realçou “as consequências importantes na redução da factura energética, porque houve uma redução importante na importação de combustíveis térmicos”.
in OJE