ERSE recebe 165 candidaturas para corte no consumo de energia
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 165 candidaturas ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) 2011-2012, ascendendo o valor anual candidato a financiamento a 29 milhões de euros.
De acordo com o comunicado da ERSE, foram recebidas 165 candidaturas, de 48 entidades promotoras, ascendendo o valor global anual candidato a financiamento a 29 milhões de euros, que “excede em muito a dotação anual do PPEC que é de 11,5 milhões de euros”.
“É de destacar a maior adesão registada no PPEC 2011-2012 face ao PPEC 2009-2010, 48 entidades promotoras comparativamente com 29″, refere, sublinhando “a maior diversidade de promotores, envolvendo uma forte presença de promotores de carácter regional, como (…) diferentes agências regionais de energia, agências municipais e associações empresariais”.
A ERSE realça que “os promotores responderam ao desafio com a apresentação de diversas candidaturas de promoção de novas tecnologias no segmento residencial, nomeadamente, medidas inovadoras de gestão da procura baseadas em equipamentos de registo e medição de energia inteligentes, que contribuem para o incremento da elasticidade da procura”.
A ERSE aprovará as medidas a implementar no quadro da dotação financeira do PPEC até 30 de Novembro, sendo privilegiadas as candidaturas que apresentam maior rácio benefício-custo, o que, refere o documento, “permite seleccionar as melhores medidas de eficiência energética de forma a assegurar-se a maximização dos benefícios recolhidos pelos consumidores de energia eléctrica”.
in OJE