Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Estudo: investimento «verde» exige incentivos fiscais

Pelo menos sete em cada 10 empresas em todo mundo (75%) declararam que as isenções fiscais por parte dos governos são necessárias para acelerar o investimento verde, revela um estudo global conduzido pela Regus, empresa especializada em soluções inovadoras de espaços de trabalho.
Em Portugal, do total de gestores inquiridos, a pesquisa revelou que apenas 9% monitorizam as suas emissões de carbono e 45% não possui qualquer política empresarial de investimento em equipamento com eficiência energética.

As despesas de funcionamento revelaram-se de enorme importância para 40% das empresas, que declararam que apenas estariam interessadas em equipamentos de baixo consumo de carbono se fossem menos dispendiosos ou de preço idêntico aos equipamentos convencionais.

Finalmente, de acordo com as conclusões divulgadas esta quarta-feira, uma esmagadora maioria de 89% das empresas declararam que se o governo oferecesse incentivos fiscais para investir em eficiência energética ou em equipamentos de baixo consumo de carbono, poderiam acelerar significativamente os seus investimentos verdes.

in Diário Digital