Incentivos à inovação reforçado com 193 milhões
O concurso relativo ao Sistema de Incentivos “SI Inovação” terminado em Janeiro passado, recebeu propostas de 229 projectos, com um investimento exigível de 646 milhões de euros.
De forma a corresponder a esta disponibilidade dos empresários em investir, os programas do QREN (COMPETE para as médias e grandes empresas e PO Regionais para as micro e pequenas empresas) reforçaram o “plafond” orçamental inicial de 176 milhões para 369 milhões de euros, avançou o ministério da Economia, em comunicado.
Para compensar este reforço orçamental, o Estado vai exigir às empresas que os projectos arranquem ainda este ano, realizando um investimento não inferior a 15%.
O incentivo público aos 229 projectos vai atingir os 369 milhões de euros. Estes investimentos, nos próximos dois anos, irão gerar um acréscimo anual de exportações (após o ano de cruzeiro) de 1,3 mil milhões de euros e irão gerar 3.202 postos de trabalho directos.
Estes projectos estão direccionados essencialmente para a exportação. Quanto a sectores, os moldes, as indústrias florestais e agro-Alimentares foram os abrangidos por este incentivo. Já no que concerne a regiões, o Norte, Centro e Alentejo representam uma percentagem claramente maioritária dos recursos afectos. O Centro é localização dominante para do investimento a realizar.