Programa Fintrans apoia sucessão empresarial
Todos os anos, mais de meio milhão de empresas europeias e cerca de três milhões de postos de trabalho são afectados por problemas de sucessão.
Manter a competitividade no mercado global nem sempre é fácil. Muitas empresas sentem que a sua pequena dimensão é um entrave à capacidade de afirmação e crescimento dos seus negócios. E a sucessão, que afecta todos os anos mais de meio milhão de empresas na Europa, se não for equacionada em tempo, pode pôr em risco a continuidade de muitas pequenas e médias empresas (PME).
A transmissão empresarial é uma opção estratégica para as empresas que pretendam preparar a sua sucessão e para as que visem obter um crescimento rápido como forma de sustentar o seu esforço competitivo em mercados alargados.
Para ajudar os empresários a preparar a transmissão dos seus negócios e encontrar a estratégia mais adequada para defender os interesses de familiares e de trabalhadores, salvaguardando o futuro das empresas, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), em parceria com a Associação Empresarial Portuguesa (AEP), lançou o programa Fintrans – Dimensão e Transmissão empresarial.
Com este programa, as PME têm à sua disposição aconselhamento técnico, apoio na pré-avaliação e apresentação do negócio, facilitação de contactos com potenciais investidores, e acesso a soluções de financiamento. É este o tema que vai ser debatido hoje no Hotel Palácio da Lousã, inserido na Semana Europeia das PME, sob o título “Dimensão e Transmissão Empresarial – Oportunidades de Crescimento para PME”, promovido pelo IAPMEI, a AEP e o Diário Económico.