Governo prepara nova linha de crédito bonificado para as PME
O secretário de Estado da Economia adiantou hoje que o ‘plafond’ de 750 milhões de euros da PME Investe 5 foi atingido e que o Governo está a negociar as condições de uma nova linha de crédito.
“Relativamente à PME Investe 5, o ‘plafond’ que tínhamos contratado com o sector financeiro encontra-se concluído e o que estamos a fazer é negociar com o sector financeiro e também com as associações representativas das empresas uma adaptação das condições deste instrumento às novas circunstâncias do mercado e também da realidade orçamental”, afirmou Fernando Medina.
O governante revelou que “no prazo máximo de quinze dias” serão conhecidos os termos desta negociação para a nova linha de crédito. “Neste momento o que está a ser negociado são as novas condições de acesso, que segmentos de empresas, com que garantias, com que condições em matéria de acesso, para poder ser uma linha mais eficaz aos segmentos que possam ter necessidade deste instrumento de apoio para aceder ao crédito”, referiu.
Medina sublinhou que estes instrumentos de apoio ao crédito “têm de ser muito adaptados às conjunturas que vivemos”, porque “são instrumentos que não são permanentes nas políticas públicas”, e lembrou que o Governo avançou com esta iniciativa porque “reconheceu que havia segmentos de empresas que precisavam de apoio”.
“Neste momento temos algumas linhas abertas, nomeadamente a PME Investe 3, que ainda está aberta e é dirigida a alguns segmentos”, disse.
Considerando que as linhas são “um instrumento de grande importância”, Fernando Medina referiu que no último ano e meio apoiaram “mais de 50 mil empresas até ao momento, num total de mais de 570 mil postos de trabalho, e permitiram o acesso ao crédito para as empresas desenvolverem a sua actividade a mais de 5,7 mil milhões de euros”.