Economia e cultura dominam Cimeira luso-brasileira hoje em Lisboa
A economia e a cultura vão dominar a agenda da X Cimeira Luso-brasileira, que decorre hoje à tarde em Lisboa, no Palácio das Necessidades.
A cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e de energias renováveis, mas também questões culturais constam da cimeira, que junta os chefes de Governo português, José Sócrates, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e vários membros dos dois Governos.
Antes da sessão plenária que decorre já ao fim da tarde, Lula da Silva reúne-se com seu homólogo português, Cavaco Silva, e participa na entrega do prémio Camões.
Depois, decorrerá, já no Palácio das Necessidades, um encontro com José Sócrates.
A cimeira acontece em plena contenda entre a Portugal Telecom e a Telefónica, que quer comprar à operadora portuguesa a participação desta na Vivo no Brasil, mas ficará marcada por outro negócio, o do acordo que deverá ser assinado para pesquisa e exploração conjunta de petróleo em águas profundas no Brasil entre a Galp e a brasileira Petrobras.
O chefe de Estado brasileiro regressa ao Brasil no mesmo dia, um após o jantar oferecido por José Sócrates, encerrando um périplo que fez por cinco países – Rússia, Qatar, Irão, além de Espanha e Portugal, iniciado na quarta-feira passada.
in OJE