Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Calçado investe valor recorde em investigação e desenvolvimento

A indústria portuguesa de calçado está apostada em investir como nunca em inovação, investigação e desenvolvimento. A APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos) quer transformar este sector no mais moderno a nível mundial.

Como tal, até 2015, serão investidos cerca de 60 milhões de euros em I&ID, sendo que relativamente ao quadro comunitário anterior, no âmbito do QREN, o investimento quadruplica.
“No último quadro comunitário de apoio, a indústria portuguesa de calçado concluiu 17 projectos e investiu 14 milhões de euros – com um incentivo de oito milhões – no desenvolvimento de novas soluções inovadoras para o sector. Os projectos de I&ID corresponderam a 15% do investimento total do sector. Os 120 projectos corresponderam a um investimento global de 92 milhões de euros, com um incentivo de 55 milhões. A internacionalização constituiu a principal prioridade”, explica a associação única do sector do calçado.

Actualmente, a indústria do calçado tem em curso 10 projectos de investimento em I&D, com um investimento previsto de nove milhões de euros. Acresce que dois novos projectos, num montante total de sete milhões de euros, aguardam decisão do Programa Compete. “A rede ShoeInov será responsável pela implementação destes projectos e conta já com a participação de 50 entidades, incluindo 18 universidades. Os novos desenvolvimentos são testados em ambiente de trabalho, antes de começarem a ser comercializados.”

in Incentivos, Newsletter nº 24 do Grupo Vida Económica