TIC recebem 76 milhões de euros de financiamento à inovação
Uma análise aos incentivos atribuídos pelo QREN aponta para que os apoios à inovação aprovados no sector das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), no âmbito do programa SI I&DT (Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico), ascendam a cerca de 76 milhões de euros, correspondendo a 40% das candidaturas aprovadas neste programa. Em 2007, as TIC representavam 5,2% do volume de negócios nacional, garantindo 79 mil postos de trabalho. Esta análise foi apresentada por Nuno Nazaré, “innovation manager” da Alma Consulting Group no Seminário “O Futuro das TIC em Portugal”.
As TIC também se destacam nas candidaturas ao SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação & Desenvolvimento Empresarial), sendo a área da informática a que regista maior número de candidaturas, superando em 2008 as 80. Conjuntamente com a área das comunicações, que tem cerca de 10 candidaturas, o sector das TIC ultrapassa os 100 milhões de euros em despesas declaradas em I&D.
Nuno Nazaré alerta para o facto de que, “apesar da elevada eficácia dos sistemas de financiamento à inovação, como o SIFIDE, que em 2007 resultou numa taxa de crédito fiscal aprovado de 70%, ainda são poucas as empresas no sector das TIC que recorrem
a este apoio.”
in Incentivos, Newsletter nº 24 do Grupo Vida Económica