Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

“Mercado está com uma volatilidade sem precedentes”

O presidente da CMVM analisou hoje a actual fase do mercado de capitais, salientando os níveis elevados de volatilidade e criticando a reacção dos investidores às notícias de curto prazo.

“O mercado está com uma volatilidade sem precedentes”, frisou Carlos Tavares, no decorrer da comissão do orçamento e das finanças, que decorre no Parlamento, considerando que “os mercados estão demasiado influenciados pelo curto prazo”.

“Todos devem retirar as lições da crise”, salientou, dizendo que “esta volatilidade também prejudica quem está nos mercados, nomeadamente, os especuladores”.

“É inevitável que haja muita gente a perder dinheiro e também a ganhar. Há muita incerteza”, salientou o presidente da Comissão do
Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o responsável, o que é necessário é “ver o resultado das políticas”, já que foram tomadas “medidas excepcionais, que levaram ao aumento drástico dos défices, inclusive, ao financiamento monetário dos défices”.

“Vamos ver se não haverá efeitos colaterais”, afirmou ainda Carlos Tavares, dizendo que a chave estará na “retirada das medidas excepcionais”.

“O doente não pode estar ligado à máquina toda a vida”, realçou. O presidente da CMVM mostrou-se ainda partidário de um acesso mais alargado das Pequenas e Médias Empresas (PME) aos mercados.

“Tudo o que se faça para permitir que as pequenas e as médias empresas consigam atrair investimento, pela via das acções ou das obrigações são desenvolvimentos positivos”, considerou Carlos Tavares.

in Diário Económico