Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

UE aprova pacote de crédito de mais de 500 mil milhões de euros

O plano de apoio à Zona Euro aprovado hoje de madrugada pelos ministros das Finanças da União Europeia (UE) poderá atingir 750 mil milhões de euros com a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Este montante, sem precedentes na história recente, foi anunciado pela presidência espanhola da UE e pela Comissão Europeia.

O pacote incluirá 60 mil milhões de euros em empréstimos a suportar pela UE, e 440 mil milhões em empréstimos ou garantias dos países da Zona Euro, num total de 500 mil milhões de euros.

A estes fundos, juntar-se-á o contributo do FMI, que poderá atingir metade do valor disponibilizado pelos Estados membros da Zona Euro, disse a ministra das Finanças espanhola, Elena Salgado, que se referiu a 250 mil milhões de euros, depois de ter falado em 220 mil milhões de euros.

Somando os três montantes, o pacote aprovado pelos ministros das Finanças da UE poderá assim atingir os 750 mil milhões de euros.

O Banco Central Europeu (BCE) também tomou medidas “bastante significativas”, disse o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, deixando entender que este irá também emprestar dinheiro aos Estados que o necessitem, adquirindo os seus empréstimos obrigatórios negociados nos mercados.

in OJE