Turismo de Portugal apoia meia centena de projectos com verbas do QREN
As empresas do sector da restauração acabam de ganhar um novo impulso para qualificarem a sua oferta, com a assinatura, pelo Turismo de Portugal, de 47 contratos de incentivo à sua modernização.
Ao abrigo do programa Merca (de modernização e qualificação das PME do sector da restauração), foram atribuídos incentivos de 5,97 milhões de euros a 47 empresas, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Os projectos apoiados abrangem situações diversas como a requalificação de espaços degradados para a instalação de restaurantes, a criação de zonas de restauração ao ar livre, a instalação de equipamentos para acesso de pessoas com mobilidade reduzida e a remodelação de apoios de praia.
Entre as 47 candidaturas aprovadas, que totalizam um valor de 5.972.896 euros em incentivos, 29 pertencem à região Norte, 16 à região Centro e duas ao Alentejo.
O programa Merca tem na sua base uma forte componente de requalificação, uma vez que apoia projectos empresariais de modernização localizados em áreas alvo de Acções de Regeneração e Desenvolvimento Urbano. Para o Turismo de Portugal, a atribuição destes incentivos é mais um importante contributo para reforçar o produto turístico nacional.
As candidaturas são apresentadas no âmbito de concursos do Sistema de Incentivos à Inovação, competindo ao Turismo de Portugal a análise, a contratação e o acompanhamento das candidaturas integradas no sector da restauração.
A iniciativa Merca resulta de um protocolo celebrado entre o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o Ministério da Economia, da Inovação do Desenvolvimento e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, com vista ao apoio das PME do comércio, restauração e serviços.
A modernização da restauração e a qualificação e sofisticação do produto gastronómico são áreas estratégicas de actuação para o Turismo de Portugal. Além dos incentivos agora atribuídos, a Autoridade Turística Nacional promove o acesso a linhas de crédito específicas (“+Restauração”, no âmbito da PME Investe, Protocolos Bancários), além de promover a gastronomia portuguesa junto dos principais fóruns e públicos internacionais.
in Rostos.pt