Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Responsabilidade social é ponto de partida para a competitividade

É confundida com solidariedade social, filantropia ou voluntariado, mas, na verdade, a responsabilidade social empresarial (RSE) é muito mais do que isso. Representa o compromisso do empresário em gerir os negócios de forma a garantir a sustentabilidade dos resultados da empresa e, em última análise, da sociedade como um todo. A responsabilidade social empresarial assume-se como a gestão estratégica, o ponto de partida para o objectivo mor da competitividade.

Segundo a definição do Livro Verde da Comissão Europeia, a responsabilidade social empresarial é a integração, pelas empresas, dos impactos económicos, sociais e ambientais nas suas estratégias e operações. Está no “coração” da empresa e tem a ver com todo o seu processo de gestão.

A RSE parte do pressuposto de que as empresas, ao adoptarem um comportamento socialmente responsável, podem construir, em parceria com o Estado e a sociedade civil, um país e um mundo melhores, abrindo perspectivas de maior sucesso empresarial, tornando-se mais eficientes e influenciando políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento de cidadãos e comunidades.

Os desafios são inúmeros. É que ao abrigo da RSE, a melhoria da performance da empresa depende não só dos serviços prestados, produtos vendidos e do lucro auferido, mas também do impacto que exerce sobre o bem-estar humano. As previsões apontam para que, num futuro não muito distante, as organizações bem sucedidas sejam aquelas que firmaram um pacto com a sustentabilidade, em todas as suas vertentes: social, económica e ambiental.

in Leiria Económica