Grécia: receios de contágio a Portugal são «especulação»
O membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), Ewald Nowotny, afirma que não há justificação para que a crise da Grécia atinja Portugal e Espanha. O responsável diz que os receios de contágio estão a ser alimentados pelos especuladores.
Conforme disse Nowoty em entrevista à agência Bloomberg, «em Portugal e Espanha, se olhar para os números, não podem ser comparados com os da Grécia».
«Se olhar para o assunto de uma perspectiva económica, não há qualquer razão para a discussão sobre o contágio» da Grécia a Portugal e Espanha, acrescentou.
O mesmo responsável disse que «estes países não têm o problema de credibilidade que foi muito decisivo no caso da Grécia», uma vez que o peso da dívida pública no PIB «é muito menor em ambos os países».
«A ajuda à Grécia representa um sinal para os mercados e os especuladores de que não é realista, expectável ou aceitável atacar outros países soberanos», afirmou Nowotny, reforçando que «a situação orçamental de Espanha e Portugal não pode ser comparada com a da Grécia».