Turismo vai crescer 3% este ano
O turismo português poderá crescer três por cento em 2010 face a 2009, ano «muito mau» para o sector, mas não conseguirá recuperar as receitas alcançadas antes da crise económica. Quem o diz é o presidente do Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), António Jorge Costa, à Lusa, no dia em que o organismo apresenta, em Lisboa, o anuário «O Turismo em 2010».
A publicação revela um inquérito que aponta 2010 como um ano turístico melhor do que 2009 e defende a aposta nos mercados internacionais e na qualidade dos serviços.
O presidente do IPDT perspectivou para este ano um crescimento de «pelo menos três por cento» face a 2009, quer em termos de receitas geradas por turistas estrangeiros quer por portugueses que fazem turismo no País.
Segundo António Jorge Costa, os empresários nacionais, nomeadamente de hotelaria e restauração, procuram captar novos clientes com um «conjunto de acções» como a melhoria das condições de alojamento, a aposta «mais variada» na oferta gastronómica e a divulgação dos produtos turísticos em feiras internacionais, na Internet e em redes sociais.
Por outro lado, o Governo tem reforçado a promoção turística de Portugal nos «mercados estratégicos» internacionais, assinalou António Jorge Costa.