Incentivos para “Mais e Melhor Emprego”
O secretário de Estado da Segurança Social, Francisco Madelino, apresentou ontem, em Aveiro, as medidas que integram a Iniciativa Emprego 2010, programa que visa, no actual contexto de crise económica internacional e de crise do mercado de trabalho, estimular a manutenção e criação de emprego e promover a inserção profissional de desempregados.
Numa sessão que decorreu no auditório da Aveiro Expo, e que contou ainda com a presença de Edmundo Martinho, presidente do Instituto da Solidariedade Social, a vereadora da Câmara Municipal de Aveiro, Maria da Luz Nolasco, e o governador civil de Aveiro, José Mota, o governante lembrou que se trata da “renovação de idêntico pacote de medidas lançado em 2009″.
O programa “Mais e Melhor Emprego” disponibiliza um conjunto de instrumentos de apoio à manutenção do emprego e redução da precariedade, apoio à contratação de trabalhadores, apoio à inserção profissional de jovens, apoio à inserção profissional de públicos particularmente vulneráveis e, ainda, os instrumentos de apoio à criação de empresas e do próprio emprego por desempregados.
Francisco Madelino referiu que a “estas medidas tem a duração de um ano” e que estava em Aveiro para dar seguimento a uma campanha de divulgação que está a atravessar o país. Mercê do programa lançado o ano passado, 130 mil pessoas mantiveram os seus empregos, realçou o governante.
Este ano, a iniciativa deverá abranger 700 mil portugueses e tem três objectivos que passam pela manutenção dos postos de trabalho, inserção de jovens no mercado de trabalho e a criação de emprego e combater o desemprego.