Estudo avalia Web 2.0 nas PME
A Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial (AIP-CE) apresentou, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) um estudo sobre o “Impacto das Tecnologias de Informação Web 2.0 na Aprendizagem Informal das PME Portuguesas”.
Entre as principais conclusões deste estudo há a destacar o facto de «a adopção de TI 2.0 nas Pequenas e Médias Empresas (PME) (no contexto da aprendizagem) é um desafio primordialmente organizacional e humano e só depois tecnológico», bem como haver ainda uma adesão ainda incipiente às ferramentas Web 2.0 nas PME nacionais.
O mesmo estudo refere ainda que «a adopção de TI nas PME exige uma agenda de transformação interna», sendo que «a gestão está sensibilizada sobre este potencial e está aberta à mudança». Todavia «num horizonte de curto prazo os esforços de introdução de TI na generalidade das PME prendem-se mais com a Web 1.0 do que com ferramentas do tipo Web 2.0». Outro ponto a realçar tem a ver com o papel dos «facilitadores», que segundo o estudo «será fundamental na disseminação de novas formas colaborativas de organização do trabalho».
Segundo a AIP-CE «este estudo pretendeu assim contribuir para uma mais objectiva reflexão sobre as ferramentas 2.0 no plano empresarial, tendo como especial enfoque a actual adesão das PME a este novo potencial de trabalho e de conhecimento. Foi igualmente nossa intenção perceber as especificidades de utilização destas ferramentas em contexto profissional já que, no plano competitivo, as empresas são cada vez mais pressionadas pela exigência de ascensão a patamares superiores de eficiência e especialização e, onde a necessidade de incorporar a inovação, assume uma urgente relevância».
in iGOV