Quem é o homem mais rico do planeta?
Vem do México, investe principalmente no sector das telecomunicações e tem uma fortuna que ultrapassa o PIB de mais de 100 países no mundo. Carlos Slim Helú é o “rei”na nova lista de multimilionários da revista norte-americana “Forbes”, depois de ter subido investindo fortemente nas empresas Telmex e América Móvil, que controla agora o mercado da América Latina com mais de 100 milhões de subscritores. Com 53,5 mil milhões de dólares de riqueza pessoal, o mexicano de 70 anos que era o terceiro mais rico no ano passado, ultrapassa agora Bill Gates e Warren Buffett.
Gates, o “pai”da norte-americana Microsoft, aumentou a sua fortuna em 13 mil milhões de dólares, para 53 mil milhões, mas não conseguiu superar a subida de 35 mil milhões de dólares de Slim Helú. Buffett, o investidor que gere as participações financeiras da Berkshire Hathaway e que tem um impressionante registo de rendibilidades da sua escolha de acções, de 20,3%, entre 1965 e 2009, é agora terceiro apesar de ter aumentado o seu espólio financeiro em mais 10 mil milhões de dólares.
No top 10 da lista de 1011 homens e mulheres com mais de mil milhões de dólares estão ainda os indianos Mukesh Ambani, líder da maior empresa indiana, a Reliance Industries, e Lakshmi Mittal, responsável pela Arcelor Mittal, a maior empresa de aço do mundo. Os dois subiram na tabela e superaram Lawrence Ellison, o presidente da norte-americana Oracle que mesmo com mais dinheiro cedeu o seu quarto lugar.
Outra das grandes subidas entre os mais ricos, foi a do presidente executivo da francesa de marcas de luxo LVMH, que fabrica nomes como Louis Vuitton, e que de 2009 para 2010 sobe 8 lugares para ocupar a sétima posição, à frente do brasileiro Eike Batista, o milionário que conseguiu aumentar mais a sua fortuna no último ano, 19,5 mil milhões de dólares. Batista é o primeiro representante de língua portuguesa no ranking, depois de construir fortuna através da sua companhia de petróleo e gás, OGX.
Berardo cai, Belmiro sobe
Portugal mantém duas figuras entre os mais abastados do mundo. Américo Amorim continua a ser o português mais rico, com uma fortuna que aumentou em 2010, mas agora já não é Joe Berardo que o acompanha entre os habitantes terrestres com mais de mil milhões de dólares. O accionista do BCP e da Portugal Telecom cedeu o lugar de segundo português mais rico a Belmiro de Azevedo. “Filho de carpinteiro”, como começa por descrever a “Forbes”, o agora chairman da empresa Sonae SGPS tem 1,5 mil milhões de dólares de riqueza.
in Expresso