Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Inovação:criatividade como ciência exacta?

Por vezes existe a tentação de associar a inovação a um processo criativo puramente inspirado, como uma ideia luminosa, ou então, como resultado de um acaso. No entanto, verifica-se empiricamente que as inovações, em especial as mais bem sucedidas, resultam de metodologias sistemáticas, e da procura contínua de oportunidades para inovar.

A Metodologia TRIZ

A metodologia TRIZ é provavelmente a teoria sistemática, associada a processos criativos inovadores, que mais se tem desenvolvido, entre os agentes de inovação. A metodologia foi criada por Genrich Altshuller, um engenheiro russo de origem judaica, que partiu da análise de mais de 200 mil patentes, entre as décadas de 40 e 70, concluindo que o processo de inovação não era gerado de forma aleatória, mas sim por determinadas leis objectivas, que se apresentavam regulares, em todos os processos inventivos.

Perspectiva conceptual
Com base na conclusão da existência de padrões repetitivos, nas soluções inventivas de problemas, construiu-se a metodologia com base na seguinte perspectiva conceptual:
- Analisar o problema na sua situação específica;
- Efectuar o seu paralelismo com problemas análogos, na sua forma genérica;
- Fazer corresponder o problema genérico, a uma solução genérica e conceptual, já conhecida no padrão inventivo das patentes, e que poderá ser obtida por um conjunto de métodos analíticos formulados pelo autor;
- Uma vez identificada a solução genérica, procede-se ao seu pensamento análogo para encontrar a solução no problema específico.

triz-imagem

Este processo demonstra-se extraordinariamente mais eficaz, do que passar directamente do problema específico para a solução específica, com base em soluções aleatórias, e pelo método de tentativa- erro.

Os métodos estruturados pelo autor, que permitem fazer corresponder um problema genérico, a uma solução genérica, podem ser:

1) Mais analíticos:
- Idealidade;
- Modelação funcional;
- Identificação de zonas de conflito.

2) mais prescritivos:
- 40 princípios inventivos;
- Método da separação (no tempo, espaço, …);
- Leis de evolução técnica e previsão tecnológica;
- 76 soluções universais;
- ARIZ – Algoritmo para a Solução Inventiva de Problemas.

Casos práticos

Uma ideia fundamental na concepção de soluções inovadoras, e que está na base da metodologia TRIZ, é a de que a solução inovadora deve envolver contradições, isto é, deve resolver objectivos conflituantes do mesmo sistema, em que a melhoria de uma determinada característica resulta no prejuízo de uma outra. A inovação deve resolver essa contradição, integrando os objectivos conflituantes no mesmo sistema, sem minimizar o encontro da solução ideal. O problema seguinte ilustra esta situação.

Problema A
Pretende-se pintar as únicas escadas que nos levam a um segundo piso. No entanto, não poderemos aceder ao segundo piso até que a tinta esteja seca.

Podemos aqui formular uma contradição técnica: Se pintarmos as escadas melhoramos a sua protecção, face ao desgaste provocado por efeitos exteriores (arranhões, humidade, …), mas pioramos o tempo de uso das escadas (temos que esperar que a tinta seque).

Dos vários métodos analíticos de resolução genérica, mencionados na Perspectiva Conceptual, iremos usar o método dos 40 princípios inventivos, prescrito para a resolução inovadora de contradições técnicas, aplicando para isso, o princípio inventivo nº 1, da sua lista – a segmentação, como sendo o mais indicada.

Esta solução recomenda:
- A divisão do objecto em partes independentes;
- Perspectivar o objecto de forma seccional;
- Aumentar o grau de segmentação do objecto.

Solução
Aplicando o princípio da segmentação, a solução passa por dividir os degraus de forma alternada, e de os pintar mediante essa segmentação (1º degrau pintado, 2º degrau não pintado, 3º degrau pintado, …). Desta forma podemos pintar a primeira secção alternada, descer as escadas pela segunda secção alternada, ainda não pintada, e depois pintar essa segunda secção, à medida que subimos as escadas para o segundo andar, sem ter que esperar que a tinta fique seca.

Embora haja tendência para a associar a metodologia TRIZ à resolução inovadora de problemas técnicos, a metodologia é também útil para estimular o pensamento análogo, em questões não técnicas (sociais, de gestão organizacional, entre outras).

Problema B
Exemplo da sua aplicação a uma situação social, através do princípio inventivo nº 23 – o Feedback, mais uma vez, usando o método do princípios inventivos:

Princípio do feedback:
- Introduza feedback para melhorar o processo de acção;
- Se o feedback já é usado, altere a sua magnitude e influência.

Solução

Convence o teu irmão mais velho, a ir falar com o mandrião da turma que te está constantemente a molestar” (1)

(1) A aplicação do princípio inventivo é muitas vezes resultado da aplicação da matriz de contradições de Altshuller, na qual
se fazem corresponder um conjunto de propriedades conflituantes no mesmo sistema ao(s) princípio(s) mais adequado(s),
para a formulação da solução inovadora.

A Metodologia TRIZ e a criatividadehistscitechhome

Não raras vezes, existe uma interpretação errada de que a metodologia TRIZ pretende substituir a criatividade.

A verdade é que a metodologia fornece uma base estruturada para a aplicação da criatividade, que a poderá processar de uma forma mais célere. A metodologia não pretende fornecer taxativamente as soluções específicas, para problemas igualmente específicos, mas apenas organizar o processo de invenção, de forma a orientar o melhor contexto em que a criatividade poderá ser aplicada, na busca dessas soluções.

Notas finais
Apesar da investigação que originou a concepção da metodologia TRIZ ter iniciado em finais da década de 40 verificou-se que, em virtude do fechamento do sistema de científico do bloco soviético, a sua descoberta apenas ocorreu no final da década de 80, nos EUA e no Japão, tendo posteriormente verificado grandes desenvolvimentos nos anos 90.

Actualmente é aplicada em organizações de referência mundial, tais como: a NASA, Samsung, Intel, Hewlett Packard, Jonhson & Jonhson, Motorola, United States Air Force, Xerox Corporation, entre outras.

Links e referências
http://www.triz-journal.com/

http://triz40.com/

ALTSHULLER, G. S. Creativity as An Exact Science – The Theory of The Solution of Inventive Problems. 1a. ed. Luxemburg: Gordon & Breach, 1984 (1a ed. russa, 1979).

in gestão.org_março’10