Calçado aposta como nunca na promoção no exterior
Investimento para 2010 ronda os nove milhões de euros. Certame de Milão arranca hoje
Começa hoje um dos maiores certames de calçado, a Micam, em Milão, Itália, onde Portugal mais uma vez aposta forte, com a presença de 79 empresas, o que representa um investimento promocional na ordem dos 1,5 milhões de euros.
Ainda sob o signo da crise mundial, a indústria portuguesa de calçado não baixa os braços e partiu para a feira de Milão com uma representação superior em 5,3%, face ao ano passado.
Até sexta feira, as 79 empresas estarão integradas em 1600 expositores, de 50 países, num certame onde se espera mais de 40 mil visitantes, a quem os grupos nacionais pretendem mostrar “uma indústria jovem, moderna e voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta, o ‘saber fazer’ ao melhor design de sempre”, como afirma a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).
Se os números de um único certame já são relevantes da aposta na promoção exterior, o calendário deste tipo de acções é arrojado. Só para este mês estão previstas participações nacionais em 11 certames internacionais, com a APICCAPS a destacar o “aumento de 60% do número de expositores portugueses na GDS, ‘ a feira das feiras’ da Alemanha”.
Ou seja, a exportação, que nos primeiros 11 meses de 2009 rondou os 1,167 milhões de euros, é o caminho que as indústrias do sector querem continuar a seguir, tendo para isso também planos para uma maior divulgação junto de mercados emergentes, como Brasil, China, Japão, EUA, Emirados Árabes Unidos, Polónia e Rússia.
Além da participação em 76 exposições e feiras em diversos países do Mundo, ao longo do ano, está prevista “a realização de quatro missões de prospecção, em Angola, Líbia, México e Tunísia”.
Uma promoção externa que em 2010 representará um investimento nunca antes alcançado, que rondará os nove milhões de euros, numa iniciativa da APICCAPS, em parceria com a AICEP.
No total, estarão envolvidas mais de 140 empresas e, recorde-se, desde 2008 até 2010, o investimento global na promoção externa do sector ronda os 24 milhões de euros.
Este investimento, além de ser feito em mais certames e em mais países, representa igualmente um aumento do número de presenças nas feiras e exposições mundiais. Quando, em 2009, o número de participações ascendeu a 421, para este ano a estimativa é de 633 participações.
Investimento com retorno, se fizermos as contas à contribuição do sector do calçado para a balança comercial portuguesa, que foi o que contribuiu mais positivamente nos primeiros 11 meses de 2009 (últimos dados disponíveis), reforça a APICCAPS.