Portugal cria fundo com 91,5 milhões de euros para investimento em Moçambique
O Governo aprovou hoje a criação de um fundo para apoiar o investimento em Moçambique, com uma dotação de 124 milhões de dólares (91,5 milhões de euros à taxa de câmbio actual), para investir nos sectores das infra-estruturas, ambiente e energia.
O anúncio foi realizado após a reunião do Conselho de Ministros, e segundo o secretário de Estado do Tesouro e Finanças.
Este fundo pretende honrar o compromisso de investimento do Estado português “no quadro das negociações da redução do controlo de Cahora Bassa para Moçambique”, promovendo o investimento na economia “até ao limite de 124 milhões de dólares (ao câmbio actual, arredondado ao múltiplo de mil euros imediatamente superior)”.
O fundo, cujo investimento tem um horizonte de cinco anos e duração de 15 anos, pretende ainda “enquadrar o investimento a levar a cabo em Moçambique” e “promover investimentos a levar a cabo por empresas portuguesas ou com participação portuguesa, ou exportação de bens e serviços de empresas portuguesas”, adiantou Costa Pina.
O secretário de Estado reforçou a importância deste fundo como uma aposta estratégica do Estado português, tendo em conta as previsões de crescimento de 5% para o continente africano que “também se aplicam a Moçambique.
“É um dever do Governo português promover empresas portuguesas nos mercados mais dinâmicos”, disse.
in OJE