Novabase Capital lança três novos fundos de risco de 30,9 milhões
A Novabase Capital recebeu “luz verde” para criar três fundos de capital de risco num montante máximo de 30,9 milhões de euros. Os fundos serão orientados para o investimento em PME de base tecnológica na área das tecnologias de informação e comunicação.
A empresa do grupo Novabase havia-se candidatado ao SAFPRI (Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação), integrado no QREN, o ciclo actualmente em vigor de auxílios comunitários que poderá transferir para Portugal 21,5 mil milhões de euros até 2013.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa explica o essencial dos contornos de cada fundo.
O “FCR Novabase Capital Early Stage” contará com uma dotação máxima de 12,71 milhões de euros, destinados a investimentos nas regiões Norte, Centro e Alentejo, com uma participação do Programa COMPETE de 6,85 milhões de euros (59,8%). Inclui ainda uma dotação máxima para a região de Lisboa de 1,26 milhões de euros com uma participação do POR Lisboa de 39,7%.
O “FCR Novabase Capital Corporate Venture” terá uma dotação máxima menor (8,1 milhões de euros), e será destinados a investimentos apenas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
Por último, o “FCR Novabase Capital Inovação e Internacionalização” contará com 10,1 milhões de euros e será também apenas destinado a investimentos nas regiões Norte, Centro e Alentejo.