UE: CE apresenta estratégia económica a 3 de Março
Comissão Europeia apresenta no próximo dia 3 de Março um documento formal com «propostas detalhadas» para a nova estratégia económica da União Europeia (UE), conhecida como UE2020, anunciou hoje Durão Barroso.
Em conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, Barroso afirmou que tanto a Comissão Europeia como a presidência rotativa da UE, detida por Espanha, coincidem na «prioridade absoluta» do semestre: «a recuperação económica e a criação de emprego».
«A Estratégia Europa 2020 é um dos pilares mais fundamentais e colocará metas e instrumentos para avançar para o modelo de crescimento económico, garantindo a viabilidade dos sistemas sociais», disse o presidente da Comissão Europeia.
«A Europa deve aspirar a mais do que apenas sair a flutuar desta crise. A economia europeia deve empreender um novo rumo e não se deixar arrastar», disse, sublinhando que «não há tempo a perder» e que por isso espera decisões «necessárias» no Conselho Europeu de 25 e 26 de Março.
Na reunião que a Comissão Europeia manteve hoje com a presidência espanhola, foram ainda analisados, entre outros temas, a implementação do Tratado de Lisboa, «os novos carris sob os quais avança a locomotiva europeia».
«O Tratado reforça a nossa capacidade de enfrentar a crise e permite coordenar de forma mais estreita as políticas dos países da Zona Euro», disse Barroso.
Foram ainda analisadas as ameaças do terrorismo e do crime organizado, a imigração e a energia.
Também Zapatero destacou o «período de mudanças na UE» e o facto de a «recuperação económica e do novo modelo económico» serem as grandes prioridades deste semestre.
«Colocámos em cima da mesa ideias para a recuperação económica, temas centrais, que podem ajudar a que a nossa recuperação nos leve a um crescimento mais competitivo e mais inovador», disse. (…)