FMI diz que Portugal e Espanha têm situações económicas diferentes da Grécia
O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou hoje a solidez das instituições e a credibilidade da política de Espanha e Portugal, que fazem com que estes dois países tenham situações económicas diferentes das da Grécia.
“No que diz respeito a Portugal e Espanha, vemos diferenças em comparação com as outras partes da Zona Euro”, afirmou hoje em conferência de imprensa David Hawley, porta voz do FMI, em resposta às possibilidades de contágio dos problemas da Grécia com estes dois países.
O porta-voz do FMI considerou que tanto Espanha como Portugal contam com instituições “robustas”, têm bons historiais de política económica e de credibilidade e as suas situações fiscais são sólidas.
Já a Grécia tinha um problema orçamental, antes mesmo de ser afectada pela crise.
Os investidores puseram em causa a capacidade da Grécia para fazer frente à sua dívida, o que fez elevar os custos de protecção sobre a dívida pública.
Isto fez com que, ao mesmo tempo, os investidores olhassem duas vezes para os países da Zona Euro cuja situação económica é mais débil, nomeadamente Espanha e Portugal, onde os custos de protecção sobre a dívida também aumentaram.
in OJE