Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

BCE: acesso ao crédito piorou nos últimos seis meses de 2009

Apenas 10% das Pequenas e Médias Empresas e da Zona Euro observaram melhorias no acesso a empréstimos bancários.

A disponibilidade de crédito para pequenas e médias empresas (PME) caiu na segunda metade de 2009, segundo dados divulgados esta terça-feira, pelo Banco Central Europeu (BCE). 42% das PME analisadas consideraram que houve um maior bloqueio ao crédito bancário, no período analisado, mais um ponto percentual do que no primeiro semestre do ano passado.

Apenas 10% das empresas observaram uma melhoria no segundo semestre de 2009, no acesso ao crédito, sendo que metade das PME evidenciaram que as necessidades de créditos bancários se mostraram inalteradas de um semestre para o outro e um quarto delas revelou necessitar de mais crédito.

A grande maioria das PME (75%) declarou ter recebido ou o valor total ou uma parte dos empréstimos bancários que tinha solicitado, menos 2%, quando comparado com os primeiros seis meses de 2009.

As grandes empresas são quem avalia de forma mais positiva o acesso ao crédito bancário.

O relatório do BCE baseia-se na recolha informações sobre a situação e necessidades financeiras das pequenas e médias empresas, assim como as facilidades ou dificuldades verificadas no acesso ao crédito na zona euro, em comparação com as grandes empresas. Os inquéritos, que decorreram entre 19 de Novembro e 18 de Dezembro de 2009, contaram com a participação de 5. 320 empresas europeias.

in Agência Financeira

O relatório pode ser consultado na íntegra na página do Banco Central Europeu.