Aplicações móveis para telemóveis em destaque no Mobile World Congress
O congresso mundial de tecnologia móvel, o Mobile World Congress, que começa hoje em Barcelona, vai incorporar este ano empresas que desenvolvem aplicações móveis, reforçando o papel do certame como grande montra de novidades do sector.
O Mobile World Congress, que decorre até quinta feira, une-se nesta edição a uma nova tendência que permite “artilhar” o telemóvel com todo o tipo de serviços: desde mapas a programas de emagrecimento.
As empresas que desenvolvem este tipo de aplicações estarão na edição deste ano no App Planet, um espaço que pretende ser uma das grandes atrações do evento e que é patrocinado por gigantes tecnológicos como a Vodafone, a RIM (Blackberry), o Google ou a Sony Ericsson.
O crescimento deste nicho tem sido exponencial, à medida que a tecnologia permite uma cada vez maior largura de banda para a internet móvel e os telemóveis ultrapassam (alguns deles largamente) a capacidade de resposta dos computadores de há quatro anos.
As novas aplicações também representam o novo grande negócio gerado à conta dos sistemas operativos dos telemóveis inteligentes: o do Iphone, da Windows, o Android (desenvolvido pela Google), o da Blackberry ou o da Palm. É também todo este ecossistema tecnológico que está a impulsionar o negócio de dados das operadoras.
Pela quinta vez em Barcelona, a organização do Mobile World Congress espera superar os números de 2009: 47.000 visitantes provenientes de pelo menos 182 países.
O certame, que contará com 1.300 expositores, coincide com a presidência espanhola da União Europeia, pelo que o Governo de José Luiz Zapatero planeou várias iniciativas para destacar a importância das telecomunicações na economia do país vizinho.
Assim, haverá um encontro de dirigentes governamentais presentes no congresso, bem como outro com presidentes e diretores executivos de grandes empresas mundiais.
De fora este ano estará a Nokia, ainda que o fabricante finlandês – número um mundial no mercado de telemóveis – esteja presente através da sua participada Nokia-Siemens num espaço próximo da feira. Na feira propriamente dita, a Nokia estará presente de forma indireta, nos ‘stands’ de operadores de telecomunicações e de venda de telemóveis.
Por outro lado, a Nokia-Siemens será a grande protagonista numa demonstração de telefonia móvel de quarta geração (LTE) organizado pela Telefónica.
Tal como nos anos passados, a feira será palco de várias apresentações das novidades dos operadores de redes móveis, dos novos dispositivos e das tendências do sector. No entanto, acima de tudo o Mobile World Congress é um espaço onde os executivos de topo das empresas se encontram, trocam impressões sobre o futuro e fazem negócios.
Uma das empresas a apresentar novidades na feira é a portuguesa WeDo Technologies, que lança a nova plataforma de Revenue e Business Assurance, um produto que permite às empresas fazer um controlo dos incentivos, das cobranças e dos processos relacionados com o controlo de parceiros de conteúdos, roaming e interligação.
Também a portuguesa Wit lança na feira uma solução tecnológica que, diz, “vai revolucionar” os contactos entre clientes e prestadoras de serviços, ao criar um operador virtual capaz de responder de viva voz ou por escrito.
Presentes em Barcelona estarão também as portuguesas NDrive, no espaço App Planet, e a Portugal Telecom Inovação.
Lusa
in SIC