Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Orçamento faz prever ano difícil para a economia

Não será necessário um olhar muito especializado sobre o Orçamento de Estado para 2010 para se perceber que este terá pouco impacto na dívida pública, que está orientado mais para as questões sociais do que para as empresas e que, consequentemente, faz prever um ano de 2010 difícil para a actividade económica, na linha do vivido em 2009.

De facto, poderemos dizer que em matéria do tão badalado apoio às PME, este OE “pariu um rato”, pois não traz sobre esta matéria qualquer alteração profunda. Pelo contrário, começamos a ouvir falar na retirada das medidas de estímulo à economia adoptadas em 2009, na plena assunção de que o “tufão” já terá passado, que as nossas PME se terão subitamente tornado competitivas à escala global… acreditemos que simorcamento.

Assim, as preocupações centram-se no combate ao desemprego, cuja taxa se prevê que trepe até aos 9,8% em Dezembro de 2010 e na contenção do aumento do endividamento, que se estima se cifre em 17 mil milhões de euros no final do ano, como se tivesse chegado a hora de nos focarmos em sarar as feridas!

in gestão.org nº 2_ Fev.’10

(Newsletter amrconsult)

Outros artigos da gestão.org nº 2

Orçamento de Estado 2010

Novos Fundos para o Turismo

Iniciativa Emprego

Dica_ Qualquer empresa comercial que pretenda realizar investimentos de modernização pode candidatar-se ao MODCOM?