Segunda, 25 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Portugueses criam software de controlo inteligente de produção

Uma equipa de investigadores de Coimbra criou um software que transforma um vulgar PC num controlador inteligente de sistemas de produção industrial, permitindo optimizar processos, aumentar a qualidade e reduzir custos, foi hoje anunciado.

Designado Mimesis, o software para aplicação na indústria é um “controlador inteligente, flexível e robusto” que já está em fase de comercialização, disse à agência Lusa o coordenador do projecto, Rui Araújo.

O Mimesis é uma das três áreas do projecto SInCACI – Sistemas Inteligentes de Controlo, Aquisição e Comunicação Industrial, que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver em parceria com a empresa Acontrol, que opera na área de automação e controlo industrial.

O novo software recorre à inteligência computacional para corrigir de forma dinâmica e antecipada o funcionamento do processo industrial, “de forma a evitar eventuais falhas, perdas ou danos”, segundo nota divulgada hoje pela FCTUC.

“A ideia é controlar o sistema industrial a partir do conhecimento humano” que é replicado pelo software, através de regras semânticas em vez do modelo ou resposta matemática, sublinhou o investigador.

Ao usar as regras semânticas, conhecidas por regras difusas, o Mimesis permite criar um sistema de controlo automático a partir de informações imprecisas, escassas ou incompletas.

Optimização de processos, aumento da eficiência energética, redução de custos, segurança no ambiente industrial e aumento da qualidade do produto final são os ganhos introduzidos com o novo sistema.

Co-financiado pela Agência para a Inovação, o projecto SInCAC engloba também o desenvolvimento, em curso, de sensores virtuais, que recolhem, analisam, seleccionam e relacionam conjuntos de variáveis disponíveis em ambiente industrial, com o objectivo de encontrar “estimativas de variáveis alvo”.

in Diário Digital