CIP sugere redução da despesa e menos impostos
A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) apresentou hoje um conjunto de propostas para o Orçamento do Estado de 2010, de onde destaca a ideia de um plano de consolidação orçamental a médio prazo, que passaria por uma reforma da Administração pública como meio de reduzir a despesa, bem como uma redução da carga fiscal.
A CIP propõe também o pagamento pelo Estado das dívidas atrasadas e o cumprimento dos prazos de pagamento acordados com as empresas fornecedoras do Estado, a par do incentivo à “internacionalização e a competitividade dos bens transaccionáveis”.
As propostas foram apresentadas hoje de manhã em conferência de imprensa, e assumem quatro objectivos principais: “Sustentabilidade das contas públicas, dinamização do mercado do trabalho, reforço da competitividade e melhoria do acesso ao financiamento”.
No documento apresentado, com dez páginas, há nove propostas gerais e 29 específicas. Pede-se o início das reformas para a redução dos custos de contexto, “designadamente na justiça, burocracia, educação e formação profissional”, consideradas particularmente importantes para as PME, “por serem as mais penalizadas com esses custos”.
Por outro lado, fala-se em “promover o emprego, em especial dos jovens”, o que a CIP considera que “passa pela flexibilização e redução das barreiras à entrada no mercado de trabalho”.
in Público