20 milhões de euros para dinamizar Porto e Norte
A Turismo Capital e a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal apresentaram, ontem, quarta-feira, aos empresários da região, uma nova ferramenta financeira que disponibiliza 20 milhões de euros em exclusivo para o Norte, Centro e Alentejo.
“Precisamos de projectos vossos”, alertou Ana Godinho, da Turismo Capital, uma sociedade de capital de risco integrada pelo Instituto de Turismo de Portugal, o BPI e o BES.
Melchior Moreira, do Turismo do Porto e Norte, incentivou os empresários presentes na apresentação, recordando-lhes que “é numa conjuntura como a actual que se encontram enormes possibilidades de regeneração”.
Especificamente, o fundo FCR – PME, com um total de 20 milhões de euros, foi criado recentemente e destina-se a apoiar “a inovação, modernização e internacionalização de PME’s” na área do turismo (inclui serviços) nas regiões Norte, Centro e Alentejo. No que toca à generalidade do Turismo Capital, nos últimos 12 meses “foram aprovadas onze operações, no valor de 29,5 milhões de euros”, mas apenas cerca de 2% na região do Grande Porto. “Não por falta de aprovação”, explicou Ana Godinho, “mas por falta de projectos apresentados”.