Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

APEMIP quer criar confederação internacional do imobiliário

Uma delegação da Associação de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) ruma na próxima semana a São Paulo para dar o primeiro passo na criação de uma confederação internacional da construção e do imobiliário que juntará Portugal, Brasil e Angola.

“O objectivo desta viagem é criar uma confederação com o Brasil e Angola. É uma união que tem toda a lógica, pois são dois países estratégicos”, disse à Lusa o presidente da APEMIP, Luís Lima.

O presidente da APEMIP justificou a escolha dos dois países da seguinte forma: “Angola porque o próprio Governo tem fomentado as exportações para aquele país e o Brasil pela dimensão e porque está muito à frente no mercado imobiliário”.

Durante a próxima semana, a delegação da APEMIP fará um périplo pelo Brasil. Em São Paulo, os representantes associação serão recebidos pelo presidente do Sindicato da Habitação (SECOVI), João Crestana, em Brasília pelo presidente do Conselho Federal de Corretores de imóveis (COFECI), João Teodoro da Silva, e em Fortaleza pelo presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (CRECI), Apolo Scherer Albuquerque.

O presidente da APEMIP explicou que esta viagem ao Brasil será o “primeiro passo” para a criação de uma confederação internacional, destinada à “captação de investimento estrangeiro”.

“Portugal tem condições únicas para se vender. O sector imobiliário passou por uma crise, mas não houve uma grande desvalorização dos imóveis e como não temos grandes especuladores, é possível investir com segurança”, salientou Luís Lima.

Na agenda da APEMIP está também uma viagem a Angola, onde deverá ser formalizada a assinatura do protocolo para a criação desta confederação, o que deverá acontecer em Maio.

A APEMIP representa 3.200 empresas portuguesas do sector da mediação imobiliária.

in OJE