Regresso ao crescimento da economia nacional está nas PME
“Vivemos, ainda, os efeitos de uma crise financeira e económica que acentuou ainda mais as tendências negativas da economia portuguesa e as dificuldades de muitas das nossas empresas, com especial incidência nas de menor dimensão”, salientou o Presidente da República no 3º Encontro PME Inovação Centro de Congressos do Estoril, dedicado aos temas das redes de inovação empresarial e da gestão colaborativa da inovação.
Para Cavaco Silva “será das médias e pequenas empresas e das comunidades locais que virá o suplemento que Portugal precisa para regressar a uma trajectória de desenvolvimento económico e social sustentável”.
O Presidente da República sublinhou ainda a necessidade de exportar para uma economia como a nossa, porque “só pelo reforço da capacidade exportadora das empresas poderemos atingir níveis de crescimento económico compatíveis com as expectativas de melhoria de qualidade de vida e de participação social dos nossos cidadãos”.
“Só por via da conquista de uma maior competitividade relativamente aos nossos concorrentes poderemos mitigar os constrangimentos estruturais da economia portuguesa, que a presente crise veio agudizar, nomeadamente ao nível do défice das contas públicas, do desequilíbrio das contas externas e do endividamento ao exterior”, acrescentou.
Cavaco Silva saudou ainda o “crescimento continuado” da Rede PME Inovação da COTEC, afirmando que a economia portuguesa precisar ainda de muitas mais empresas verdadeiramente inovadoras.