Domingo, 24 de Novembro de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Daniel Bessa: Redução do IRC e “ligeiro aumento do IVA”

Daniel Bessa respondeu às questões que lhe foram colocadas sobre o regime contributivo e frisou  a necessidade de “recuperar a arrecadação fiscal”

Já no período de debate, moderado por António Perez Metelo, Daniel Bessa falou do regime contributivo e do apoio do Estado à reinserção das famílias. Nesta última matéria, disse estar de acordo com Paulo Portas para a necessidade de uma fiscalização mais apertada. O líder do CDS/PP “prestou um grande serviço ao País”, reiterou.

Já em termos fiscais, o economista discordou da proposta dos populares de uma eventual baixa de impostos. E explicou. “É preciso recuperar a arrecadação fiscal”, que, sublinhou, “teve um desempenho desastroso” o que “explica, em grande parte, o agravamento do défice este ano”. Ou seja, Daniel Bessa defende um programa de incentivos fiscais ao investimento, não elimina a hipótese de uma baixa de IRC, prescindiria da receita fiscal resultante dos lucros de investimentos em inovação e exportação, mas aceitaria uma “pequena subida do IVA”. Tudo isto, “resolvia o problema”, disse. E se o pior parece ter passado, há que moderar as expectativas, reiterou.

Se em Portugal o investimento privado, o consumo e as exportações baixam, “o único comprador activo é o Estado um elemento frágil”, sublinhou. Daniel Bessa estaria a falar não só dos custos sociais mas do investimento público.

“Pode-se fazer numa emergência, mas não é caminho saudável”. Sem esquecer que haverá pressão de Bruxelas sobre o défice das contas públicas para 2010.

“O Ministro das Finanças diz que vai tratar disso e que em 2013 está tudo nos eixos mas é provável que alguém exija uma antecipação”, disse.

in Diário de Notícias